domingo, 14 de março de 2010

Meu Fogão Novo...

O brilhante escritor Douglas Adams, em seu quarto livro da sério o Guia do Mochileiro da Galáxia, coloca um personagem indignado com fato de uma caixinha de palitos ter de vir com instruções de uso, que no caso era a seguinte:

"Segure o palito no centro. Umedeça a extremidade pontiaguda na boca. Insira entre os dentes, a extremidade afiada próxima à gengiva. Movimente suavemente de dentro para fora."

O dito personagem tem um colapso e acaba por colocar todo o mundo num hospício, de uma forma bem simples, mas não tão fácil de explicar. - Para os alunos mais aplicados, que desejam se aprofundar no assunto: Até Mais e Obrigado Pelos Peixes. Douglas Adams.

Indo direto ao assunto:

Finalmente comprei um fogão, fiquei imensamente feliz quando ele chegou, pois finalmente me verei livre da minha dieta super saudável que levei por um semestre inteiro: leite, banana e ocasionalmente um pãozinho na chapa.

Tudo bem, peguei o fogão, arrastei para o elevador, depois arrastei pelo corredor e finalmente, as últimas marcas de seus pezinhos ficaram no caminho da sala que leva à cozinha. Posto em seu lugar, como fui avisado, milhares de vezes por pessoas preocupadas com minha integridade física, procurei pelo manual, que estava dentro de seu "forno". Não que se possa chamar aquilo de forno.

Então que começo a ler, nada de mais, apenas um forno comum, até que em determinada parte, o escritor do manual se superou:

1. Se o botão não for pressionado, o forno não acenderá.

2. E caso solte o botão antes do tempo, a chama se apagará.

3. Retire este folheto antes de usar o forno e guarde para futura referência.

Percebeu algo de incomum? Desnecessário talvez? Afinal, será que o mundo está ficando mais burro? Ao ponto das pessoas precisarem de uma instrução pra tirar um pedaço de papel do forno antes de usar? Uma civilização que precise de tais instruções não pode ser chamada de civilização, já dizia o próprio Adams.

Não sei, quem sabe seja eu que esteja ficando velho ou chato. Talvez os dois, e um pouquinho ranzinza também.

5 comentários:

  1. Ô, mocinho! Você já viu o manual da máquina de lavar? BRÓDER! É de chorar de rir!
    "Problema: A máquina não liga. Possível causa: Ela não está conectada à tomada. Solução: Plugue a máquina na tomada."...
    Afff.... pelamor!

    ResponderExcluir
  2. A Raquel te mandou ler esse livro? Ela me mandou ler, mas eu ainda não obedeci. =)

    Ainda acho que a burrice dos manuais é que faz com que ninguém leia, causando assim, problemas muito maiores, que poderiam ter sido facilmente evitados com a leitura do manual.

    Mas enfim.

    Ah, by the way, é a Carol, lembra de mim? =B
    --
    www.caroljardim.com

    ResponderExcluir
  3. Hahaha, não... Eu li antes de conhecê-la.
    Sendo que ela é a única pessoa que eu conheço que realmente gostou do livro, embora seja o melhor já escrito no mundo!
    Tá, exagerei...
    =)

    ResponderExcluir
  4. Ronaldo, atire a primeira pedra se você nunca cometeu nenhuma pérola como essa: esquecer de apertar um botão ou conectar um cabo na tomada... risos
    Acho que as pessoas não estão ficando "burras", apenas desatentas. Além disso, não somos somente nós, seres da era moderna, que utilizamos eletrodomésticos. As vovózinhas que nasceram na época em que as roupas eram lavadas no rio e secas em cima de uma pedra, também o fazem. E convenhamos, elas não possuem a mesma "habilidade" de quem nasceu conectado ao MSN. rs
    No fim das contas, apesar de óbvios,os manuais tem utilidade para determinados grupos (leigos, idosos, etc...).

    Mas parabéns pelo texto repleto de senso de humor.É preciso rir do cotidiano. A vida torna-se mais leve.

    Beijos

    http://profmieseusdesvaneios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. mano, so pode ser um estudante de direito msmo,
    que gosta e entende entrelinhas, me pergunta se eu ja li algum manual de alguma coisa?!
    NUNCA !! iAUHIUAEH
    do jeito que vem eu ja imagino +/- como é. hehe

    ResponderExcluir