terça-feira, 9 de março de 2010

Ah...o Direito

O que é Direito?

Assim começa todo curso de Direito. E para os novatos, é bom saber que assim permanecerá até o fim do curso, e ao meu ver, até o momento que você enlouquecer e chutar o Direito para longe da sua vida.

A resposta você saberá, espero, embora, não haja uma, por isso digo que nunca te abandonará. Não é a pergunta, mas sim o contexto. Pra mim, vou ser sincero, foi um choque e até mesmo uma certa repulsa ao Direito, pois não há um porto seguro, não há uma verdade absoluta, não há nada a que você possa se afirmar e ali dizer que tem toda a razão.

Que inveja que eu tinha das pessoas que optaram pelas áreas exatas, a eles só caberiam estudar o mundo fático, onde tudo está predeteminado, e através da matemática, desvendar os mistérios do Universo e prever os acontecimentos. Meu sonho desde pequeno.

O mundo é perfeito, cada consequência tem uma causa e graças ao método científico podemos descobrir o que é o que, e como as coisas funcionam... existe coisa mais bonita? Existe outra missão para o homem do que desvendar os mistérios que o cercam?

Há algum tempo descobri que sim, o que era repulsa se tornou em admiração. O homem é imprevisível, não há verdade quando se trata do homem. Não há verdade quando se fala em valores, em princípios. Não há unanimidade quando se fala dos sentimentos, dos pensamentos, dos ideais de um homem. Não há consenso quando se fala em justiça, em liberdade, em dor, em dignidade da pessoa humana, mas a final, o que é a dignidade da pessoa humana??

O Direito é lindo por isso. Nada é pacífico, tudo é discussão, tudo é briga, tudo é dúbio...
Cansei de escrever,
por hoje é só pessoal.

3 comentários:

  1. Uhn, mocinho, do modo como você escreveu as áreas exatas deu a entender que a gente estuda algo imutável, estático e que cabe a nós somente entender como e por que as coisas são assim.
    Em engenharia, pelo menos, não é beeeem assim. É bem mais dinâmico e, por vezes, não há uma verdade absoluta.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  2. Não quis entrar mais profundamente na discussão, mas como você verá no livro e já viu na faculdade, tudo é previsível, mas escapa ao homem, pois ele nunca tem as informações perfeitas do objeto. O que resulta no famoso Efeito Borboleta, mínimas diferenças no início da medição trazem gigantescas diferenças nos resultados.
    Um beijão!

    ResponderExcluir